domingo, 13 de junho de 2010

Uma certa amiga


UMA CERTA AMIGA



(Dedicado á grande amiga D. Gabriela)


Ela conta muitas piadas. Morre de rir das histórias picantes que lhe contam e reclama um pouco da falta de memória para um desejado repertório maior de casos pra contar. Sua postura diante da vida é digna, inteira, elegante e, sobretudo, verdadeira.

Critica as pessoas que atribuem a Deus os dissabores da vida. Revolta-se com aquelas que esperam que a divina providência resolva seus problemas existenciais, financeiros, amorosos. Sua capacidade de raciocínio matemático é de dar inveja. Lê avidamente, livros, revistas, matérias científicas e expressa com muita clareza para os amigos suas idéias. Fala do passado com absoluta certeza de ter dado os passos certos para a construção do presente e futuro. Tem os pés no chão para perceber as dificuldades do dia a dia. Tem a alma leve para perceber os pequenos milagres da natureza, uma planta brotando, uma flor abrindo suas pétalas, a leveza do verde nas asas do vento em tardes amenas de outono.

Tive vontade de vê-la, visitá-la. Liguei para combinarmos uma data, horário. Ela concordou com um encontro à tarde. Mas só depois das quatro. Antes disso estaria ocupadíssima. Trabalhando? Não. No salão de beleza cuidando do cabelo e unhas. Encarei, nesse momento, meu lugar, tempo e espaço nesse mundo. Lembrei da minha idade. A que eu tenho de fato. A que eu acho que tenho. A que gostaria de ter. E me vi, radiante de felicidade observando os oitenta e oito anos da minha amiga Gabriela.

2 comentários:

  1. Ah, Dona Gariela é realmente muito linda! Encatadora, bonequinha com batom e sorriso abertos...Tinha que ser a mãe da Gabriela, né?!

    ResponderExcluir
  2. Quanta jovialidade dentro da sabedoria.....
    Bjs

    ResponderExcluir