segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hoje recebi um email falando sobre os silêncios que precisamos fazer na vida, seja meditando, rezando ou praticando alguma técnica que nos leve a esse estado. Fiquei pensando o quanto procuramos introspecção através de práticas muitas vezes complicadas e trabalhosas. Há pessoas que praticam exercícios desse tipo durante anos pra conseguir atingir altos estágios espirituais . Não tenho nada contra, porém acredito que podemos encontrar pequenos silêncios dentro de nós quando praticamos viver o presente possível. Por exemplo: Nesse momento estou digitando e tentando perceber o contato dos meus dedos nas teclas ao mesmo tempo que minhas ideias surgem e desembocam nesse texto. Sinto um prazer imenso nesse estado simples e curto. Estou aqui agora. Isso é intenso e é o meu silêncio presente. Degustar um sabor , sentir um cheiro, ouvir os sons que nos rodeiam, identificar o olhar do amigo, ouvir e saborear as palavras do outro. Pra mim tudo isso é silenciar e aproveitar. Nos silêncios profundos escutamos vozes novas e, muitas vezes assustadoras. Esse contato constroi um mundo interno mais verdadeiro. As pausas trazem o nada e abre caminho pro novo. O advento de novos silêncios. Silêncios possíveis. Silencio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário